Do ponto de vista nutricional, a utilização de peixe congelado é considerada uma boa opção, inclusive no que diz respeito à segurança alimentar, sendo também mais econômico. O estufado, método de confecção aqui utilizado, permite manter muitos dos nutrientes no caldo, nomeadamente os seus minerais e impede que a cozedura atinja temperaturas elevadas que levam à alteração da composição das gorduras.
400g Tomate
400ml Água
300g Peixe (pescada, tamboril, congelado)
200g Arroz
120g Pimento
120g Cebola
100g Camarão
100ml Vinho branco
20g Manjericão
20g Alho
20g Coentros
1 colher de sopa (10g) Azeite
1 Limão (raspa e sumo)
1 Malagueta
q.b. Pimenta
Comece por ferver as cascas de camarão em água. Reserve a água da cozedura e utilize como caldo aromático para a restante receita.
Coloque numa panela a cebola, o alho, o pimento e o tomate e adicione o caldo aromático, o vinho branco, juntamente com a pimenta, o manjericão, a malagueta e a raspa e sumo de limão e deixe cozer em lume brando.
Adicione o peixe, o camarão e o arroz carolino e deixe cozer.
Por fim adicione 1 colher de sopa de azeite e deixe estufar cerca de 30 minutos, até que todos os alimentos cozam e o molho que apurado.
Termine com os coentros picados.
Nesta receita pode utilizar peixe congelado, como a pescada ou o tamboril. O peixe congelado é uma opção de qualidade e económica. A combinação do peixe com o marisco permite tornar a receita mais económica, sem perder o seu sabor. A utilização da água de cozedura dos camarões como caldo aromático na confeção da receita, confere sabor de marisco ao prato sem a necessidade de adicionar sal. A malagueta, a raspa e sumo de limão, em conjunto com as restantes especiarias e ervas aromáticas são também excelentes substitutos do sal. No momento da compra dos produtos congelados veri que a integridade das embalagens, assim como o prazo de validade. Não compre produtos em fase de descongelação ou com cristais de gelo no interior. Na descongelação, utilize um recipiente apropriado, evitando o contacto dos sucos de descongelação com outros alimentos. Cada alimento deve ser descongelado separadamente, no frigorí co e nunca à temperatura ambiente. Caso necessite de descongelar rapidamente o alimento poderá recorrer ao microondas ou a água corrente, potável e fria. Após descongelação os alimentos devem ser cozinhados e consumidos num prazo de 24 horas, armazenando-os no frigorí co até à confeção. Os alimentos descongelados nunca devem voltar a ser congelados.
Experimente esta maravilhosa feijoada de frutos do mar com feijão branco, vieiras, marisco, camarão e…
Para quem gosta de polvo, esta receita simples e saborosa é uma boa oportunidade de…
Experimente esta receita leve e saborosa nos dias de verao!
Que tal uma pizza sem culpa com base de bróculos? Esta é uma pizza simples…
Estes hamburgueres de quinoa com tomate seco e mozarella deliciosos, saborosos e simples de preparar…
Nestes dias quentes de verão nada melhor que uma salada nutritiva e saborosa Se gosta…