Para quem não sabe, ceviche é um prato da culinária peruana. Baseado em peixe cru marinado em sumo de limão ou lima. O essencial é que o peixe seja branco (sem muita gordura). Por exemplo, camarão, lagosta , salmão ou até polvo podem também ser usados.
Prove e delicie-se!
Ingredientes
400 g de lombos de salmão
Sumo de 2 limas
Sal e pimenta q.b.
Endro q.b. (opcional)
1/2 manga
1/2 pera-abacate
1/2 cebola roxa
1/2 pepino
Coentros q.b.
INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO
- Corte o salmão aos cubinhos e deixe a marinar no frigorífico com sumo de 2 limas, sal e pimenta.
- Corte as frutas aos cubos para uma taça: primeiro a manga, depois a pera-abacate, cebola roxa, pepino sem sementes e ervas picadas.
- Por fim junte os cubos de salmão marinados e envolva tudo.
- Tempere com sal e leve ao frigorífico até ser hora de servir. Acompanhe o ceviche com as tostas.
assim, Se gosta do sabor de peixe fresco com frutas igualmente refrescantes.
afinal, para servir como entrada no almoço de um dia de calor, é esta a opção que vai escolher.
assim, O ceviche é de origem peruana e muito antiga, datada de há dois mil anos.
afinal, quando os povos Incas utilizavam o limão para alterar a textura. Contudo do peixe e assim comê-lo como se estivesse cozido.
Com o passar dos anos e a expansão da culinária peruana para outras culturas, o prato ganhou novas versões, como estas de ceviche de salmão picante, com frutas, com atum e com polvo, que vai ver a seguir.
O essencial é que o pescado seja branco. (sem muita gordura, nem músculo vermelho, como o sangacho do atum), mas de carne firme; camarão, lagosta ou mesmo polvo podem também ser usados.
contudo, Laranja-azeda também pode ser usada, mas um cítrico que lhe dá um gosto especial é a lima. um pequeno limão com a casca e a polpa esverdeadas.
contudo, Um importante ingrediente da preparação do ceviche é o “leche de tigre”, suco feito com o peixe marinado na lima com os outros componentes. O nome “leite” se deve à de cor branca e o “tigre” ao fato. assim, desse molho ser usado no Peru para curar “ressacas” e para dar força a quem o ingere.[10]
por exemplo, Outros ingredientes “obrigatórios”, pelo menos no Peru onde é considerado o “prato nacional”, são a cebola e o piri-piri ou pimenta (no sentido brasileiro). Ingredientes acessórios, mas aparentemente muito importantes naqueles países, são as algas , o milho, ou a batata-doce, ou seja, um “legume” para dar mais “consistência” ao prato. A salsa, o coentro e outros “cheiros verdes” também são quase sempre utilizados.